17 de abr. de 2013

O Pequeno Príncipe: 70 anos

Neste mês de abril, o livro infantil mais querido faz aniversário! A obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry completa 70 anos de encantamento e reflexão. Acredito que a maioria conheça a obra, mas pra quem não conhece, vamos lá!

O Pequeno Príncipe
Editora: Agir
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
ISBN: 8522005230 
Formato: 22x16 cm
Número de páginas: 98
Sinopse:
O Pequeno Princípe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino. Pela mão do pequeno princípe, recupera a meninice abrindo uma brecha no tempo, volta a sentir o perfume de uma estrela , a ouvir a voz de uma flor, a ver o brilho de uma fonte, escutar os guizos das folhas batidas pelo vento. Quebra-se por momentos a crosta que generaliza o outro em todos e torna as coisas comuns e iguais para se descobrir os carneiros dentro das caixas, os elefantes dentro das serpentes. Uma leitura inesquecivél para todas as idades.

Por mais que seja um livro infantil, a compreensão de seu conteúdo não é brincadeira de criança. Apesar de uma linguagem clara que permite a compreensão de todos, as ideias e questionamentos apresentados no livro estão longe de serem superficiais. Já parou para se perguntar de onde aquela criança que você conhece tirou tantas perguntas difíceis de responder? Então, O Pequeno Príncipe é cheio de perguntas de conteúdo filosófico e reflexões encaminhadas de forma simples indicando a direção de uma profunda complexidade. Como o próprio autor diz, é "um livro urgentíssimo para adultos"!
O livro além de um conteúdo literário de peso, apresenta lindas ilustrações. As originais foram feitas pelo próprio autor que, além de povoarem as lembranças de infância de muita gente, também inspiraram tatuagens de diversas gerações! Quem quiser, pode conferir o conteúdo digital no Google Docs com as ilustrações originais.
Mesmo quem não gosta de ler vai se apaixonar por essa leitura!

Por Ju Oliveira

2 comentários:

  1. Eu tenho um carinho muito especial por esse livro, pois foi o primeiro que ganhei quando tinha 9anos e ele esta comigo até hoje.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. O meu exemplar é tão velhinho, mas não e importo, é um livro maravilhoso!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir