3 de mar de 2012

Dica de Sábado: Destino


Minha dica de hoje é o livro Destino da Ally Condie.

 
Também ouvi falar deste livro num Clube do Livro (RJ), fiquei interessada e li logo.
No início do livro você pensa que a vida que Cassia é perfeita, não ter que escolher nada, tudo que ela fará já está programado pela Sociedade, com quem irá casar, que profissão exercerá, até quando irá morrer. Não precisa nem escolher muito menos preparar suas refeições. Isso tudo parece muito bom quando você não tem muita opção, ou é assim, ou é assim. As vezes não queremos fazer escolhas, mas é melhor escolher por nós mesmos do que deixar outros tomarem decisões importantes nas nossas vidas. E o leitor vai mudando de pensamento conforme a Cassia vai mudando o dela, ela está muito ansiosa pelo banquete dela, ela aceita como o mundo dela é, mas com o “problema” que acontece com a escolha do par dela ela percebe que a Sociedade não é tão confiável e certa quanto ela pensava, e que poder fazer suas próprias escolhas é melhor do que seguir a ordem da Sociedade.
Esse é mais uma saga e prometo que quando o segundo livro for lançado eu releio o primeiro e faço uma resenha.



Título Original: Matched
Autora: Ally Condie
Editora: Suma das Letras
Páginas: 240
Ano: 2011
Sinopse: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

3 comentários:

  1. Eu não curti o livro. Ele tem poucas páginas e eu levei um mês inteiro para lê-lo. Tem até resenha no meu blog.

    Eu gosto de distopia, mas neste livro ela foi, na minha humilde opinião, distorcida de seu conceito original e focada mais em romance. E distopia tá longe de ser um livro romântico.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha grandes expectativas pra esse livro, mas comecei a ler e não consegui terminar. Abandonei :(

    ResponderExcluir
  3. Nunca ouvi falar desse livro :(

    ResponderExcluir