6 de mar. de 2012

Resenha: Jogos Vorazes




Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes? 



  • Editora: Rocco
  • Autor: SUZANNE COLLINS
  • ISBN: 9788579800245
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2010
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 400
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
  • Código de Barras: 9788579800245 


Outro livro que eu (Luh) ouvi falar no Clube do Livro (RJ), e entrou para minha lista de leitura que já está enorme. Mas com o meu aniversário eu aproveitei e pedi a trilogia completa e ganhei!
Mas estava lendo outro livro que já postei a resenha aqui: Crônicas de Nárnia, assim que terminei a resenha peguei Jogos Vorazes e comecei a ler.

O começo do livro é paradão, assim, um dia calmo por causa do sorteio para os Jogos Vorazes, então não teve muita coisa, falou um pouco do passado, da família da Katniss, da vida no Distrito 12, mas o livro começa mesmo quando ela se voluntaria a ir no lugar da irmã que só tem 12 anos de idade e foi sorteada. A partir desse momento aconteceu tudo rápido, ela se despediu da família e amigos e até de pessoas que ela nem imaginava que se importava com ela. Katniss sai do Distrito 12 se achando perdedora, e por muito tempo nem tem esperança de ser a grande vencedora dos Jogos Vorazes.

Como são duas pessoas de cada distrito, seu companheiro e adversário é Peeta, um rapaz por quem ela nutria uma “dívida” há alguns anos, eles nunca se falaram porque são de lados diferentes do distrito (ou seja ela era da parte miserável e ele um pouco menos, já que o Distrito 12 não é uma maravilha). Eles passam a se conhecer um pouco e se aproximar por causa do treinamento e paro por aí, quem quiser saber mais sobre os dois leia o livro.
A Capital é um lugar de fartura, onde você consegue comida apertando um botão, bem diferente de como Katniss consegue a comida dela. A moda da Capital também é exótica, lá as pessoas querem parecer mais jovens, enquanto no Distrito 12 pessoas mais velhas são saudadas por terem conseguido sobreviver até aquela idade. É um mundo totalmente diferente que a Katniss conhece.
Quando os Jogos começam é cada um por si, algumas alianças são formadas, muitas pessoas vão morrendo, dificuldades para arrumar água, comida, um local seguro para passar a noite (e tudo isso no primeiro dia, e não necessariamente nessa ordem) e por aí vai acontecendo a batalha pela sobrevivência dos participantes.
Alguns personagens você vai se apegar muito, e vai sofrer pela perda deles, mas só 1 poderá sobreviver aos Jogos Vorazes... Será?


O primeiro livro da trilogia é muito bom, não comece a ler pensando que vai ter um super romance, porque não terá, é um livro de sobrevivência acima de tudo, com momentos difíceis.


O filme estreia dia 23/03/12.
Quem não assistiu ao trailer, aqui está:  http://www.youtube.com/watch?v=zhW-KWCw92c



2 comentários:

  1. quero ler quero ler estou louuuuuuuuca de vontade de ler a agora aumentou mais ainda a minha vontade *-*

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro em 2010 e até hoje é minha segunda série preferida (sendo VA a primeira). Adoro esse livro e amei o filme!
    Beijos

    ResponderExcluir