5 de jul. de 2012

Resenha: O Enigma da Bíblia - A Tormenta



Quem me indicou esse livro foi a querida Lycia Barros no lançamento de seu livro aqui em São Paulo. Não conhecia nem o autor, nem a sua obra. E posso afirmar, é um livro muito bom. Mesmo eu não sendo conhecedora da Bíblia, sendo católica não praticante, mas tenho uma convicção de que Deus existe e isso já basta para entender o que foi proposto pelo autor.
Leonardo Born pegou um tema existente os códigos ocultos na Tora e no Velho Testamento que dizem os estudiosos possuem a data e os acontecimentos de toda uma era.
Sim, lá estão os maremotos, terremotos, tsunamis e claro o fim do mundo. E para que tudo fique melhor, Leo coloca alguns personagens interessantes. Um jornalista. Um engenheiro. Um pastor. Um policial. Um anjo. Um carrasco. Um novo Messias. Uma Besta. Ufa, muitos personagens marcantes.
A história começa em 1978 na Áustria com a Lança do Destino. Sim, alguém iria rouba-la. Carlos Cartatti conseguiu furar um bloqueio e levou a lança. Lembra-se daquela lança que perfurou Jesus? Então foi ela. Mas qual seria o motivo? Ele e seu contratante queria ‘fabricar’ o novo Messias e para isso ele precisava da Lança, de um Geneticista e uma prostituta para parir a criança.
E na época um novo policial fora designado para o caso. Janika Hoffman que na época era apenas um detetive conseguiu investigar o caso e descobrir quem roubara a Lança. Contudo isso levou muito tempo. Mais de 1 ano. E o ‘novo Messias’ nasce, contudo a Santa Igreja já estava monitorando isso e conseguiu pegar a criança e levá-la ao Vaticano onde criaram e ensinaram a ele as escrituras.
Janika prendeu Cartatti e após 30 anos o ladrão saiu da prisão. E é ai que a história começa a ficar feia. Em um congresso de teologia um repórter descobre a maior louca que poderia pensar. Um grande matemático faz um programa de computador que desvenda os códigos ocultos. Daniel Schneider não queria participar do congresso, mas fora designado. E quando se interessou pelo tema, tentou uma exclusiva com o palestrante.
Mas nada é fácil. O Dr. Yadel Mevaser fora atacado por causa do Biblion, o seu programa, Daniel o ajuda a ir ao hospital. E é lá que fica mais surreal. Dr. Mevaser conta para Dan que teve um sonho e que ele era a pessoa para que ele deveria contar. Pois Deus falou com ele e precisava transmitir o recado. O recado era: “Em 666/Yeshua já está entre nós/Absinto virá/Este é o começo do Dia de YWHW/HaNotsrim”. Dan só tinha uma coisa a fazer, procurar uma pessoa que poderia ajudar.
Dan era uma pessoa diferente, ele tinha um dom. Desde pequeno Daniel Schneider conseguia ler sonhos. Sim, isso mesmo. Ele conseguia decifrar os sonhos e para o bem ou mal ele conseguia. O último que ele fizera era sobre seu irmão. Ele teria um acidente aos 23 anos e infelizmente isso aconteceu, só que para Daniel ele era o culpado. O irmão, Davi, já o havia perdoado há tempos, mas Dan não. Contudo ele necessitava falar com ele.
E Davi ajuda Daniel nessa empreitada. Só que a história não fica no Brasil. Damos um pulo para outro país. Vamos para onde tudo começou. Onde? Adivinhem... o vale de Meggido, na Terra Santa. Agora está explicado, tudo termina onde começou. Só que para piorar o pai de Davi e Daniel, um engenheiro renomado no ramo de armamentos fora contratado pelo governo dos EUA para fabricar uma arma poderosa. O Projeto Armagedom.
O que você teme perder? Em que você acredita? Em quem você confia? São questões colocadas, pois no decorrer da trama você se questiona. Não sou fervorosa, não conheço a Bíblia direito, mas para esse livro você consegue entender e entrar na vida desses personagens.

Nota da Milena: A única coisa que me desagradou neste livro foram as explicações. O autor resolveu colocar numeração em citações, isso perde um pouco o ritmo de leitura. Fora isso a história me agradou mesmo porque vi o amor que foi colocado nele, na escrita dá para perceber o quanto o autor ama seu Deus e com isso as sentenças, cenas, narrações e conversas entre os personagens se torna real. Tão real que eu poderia jurar que estava lá quando o romano estava descrevendo o que aconteceu a ele no dia fatídico. É Angels, vocês se surpreenderão ao ler o livro “O Enigma da Bíblia – A Tormenta”. Fiquem atentos ao novo escritor Leonardo Born, uma promessa na literatura.

Nota:


Serviço:



Título Original: O Enigma da Bíblia
Autor: Leonardo Born
ISBN 9788577670437
Gênero: Ficção Brasileira
Páginas: 494
Editora: Danprewan






3 comentários:

  1. Estou de olho nesse livro já faz um tempo - desde janeiro - e acho que é uma bora muito boa, no estilo Dan Brown. Como sou cristão, e adoro esse gênero de suspense e ficção, acho que O Enigma da Bíblia vai me agradar, até mesmo porque sua resenha reforçou isso, e a propósito, adorei o seu modo de falar e exprimir a sua opinião quanto ao livro.

    Abraços, Joshua,
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho pouco conhecimento sobre a Bíblia como o todo, já parei uma vez para começar a ler, mas não sai do primeiro livro. Meus conhecimentos sobre a Bíblia são mais da época em que eu fiz a catequese e da época que frequentava mais a igreja. Sou católica assim como você, as no momento não estou mais frequentando a igreja.
    Fujo um pouco sobre a leitura de livros que seguem esse caminho, pelo seus contexto em si, mas para quem gosta desse estilo, parece ser bem interessante.
    Adorei a resenha.
    Beijos,
    Bruna Camposs

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui muito religiosa, mas é um livro que eu leria! Pareceu-me interessante, e é instigante pelo suspense, além de que envolve um assunto pouco explorado... Uma leitura a ser pensada!

    ResponderExcluir