7 de jan. de 2012

Feliz dia do Leitor!


  Pegue o jornal do dia, seu livro favorito, aquele livro jogado na estante que você nunca leu, corra até o sebo ou livraria mais próxima, não importa, só leia. Leia no silêncio do seu quarto, sentado no chão da livraria, leia pra sua família ou pra uma criança perto de você, só leia. A leitura ensina, conscientiza, estimula a criatividade e nos torna pessoas mais criticas.

  Seja um leitor! Por que só um leitor sabe apreciar o cheiro de um livro novo e sabe a diferença do cheiro dos diferentes tipos de papel. O leitor mergulha na história, abraça a história e navega através dos livros.

  Só um leitor sabe o que é estar no conforto da sua deliciosa cama e ao mesmo tempo passear pelas construções Astecas. Poucos segundos e o leitor já está fugindo de um dragão na Irlanda durante a Idade Média, ou viajando de Asgard para a Terra com Thor, ajudando-o na luta do bem contra o mal. Mais um pouco e o leitor está preso em uma rede de fofocas que prejudicará todo o futuro feliz do casal principal da história, mas o leitor é forte! Ele enfrenta os vilões que querem destruir a felicidade do casal, por vezes a própria felicidade do leitor; aqueles que querem destruir a Terra; enfrenta as criaturas mais temíveis e as aventuras mais perigosas sem precisar sair de casa.
  O leitor sente amor, raiva, tristeza, medo, felicidade, coragem... só existe uma coisa que o leitor não sente: solidão. Porque o leitor nunca está sozinho, ele sempre tem junto a si um livro, ou seu personagem preferido.



Pra você, leitor, eu deixo o meu mais sincero parabéns. Que de sua vida seja sempre repleta de livros, de histórias fascinantes. E como presente, deixo aqui a dica de leitura da matéria "No dia do Livro - Os direitos imprescritíveis do leitor segundo Daniel Pennac" do Almanaque do Adolescente. (A matéria é um pouco antiga, do dia do livro, mas o texto continua valendo.)


2 comentários:

  1. Parabéns ao nosso dia \o/ (atrasado mais ta valendo rs) muitos e muitos textos e muitas emoções para gente em historias que nos encantam, nos apaixonam e fazem com que nos transportemos para um mundo mágico ♥

    ResponderExcluir
  2. Feliz dia do leitor pra vocês também, suas lindas!

    ResponderExcluir